quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Comissão Europeia aprova aquisição da Sun pela Oracle



O presidente-executivo da Oracle, Larry Ellison, prometeu mudar o setor da tecnologia com a aquisição da Sun Microsystems, transação que permitirá à terceira maior produtora mundial de software ingressar no setor de hardware.

Ellison, 65, um ousado bilionário que fundou a Oracle mais de 30 anos atrás, disse que a aquisição da Sun por 7,5 bilhões de dólares dá à Oracle a mais ampla gama de produtos, entre todas as empresas de tecnologia.


"A prova prática será fornecida pelos produtos integrados que forneceremos aos nossos clientes", disse ele a clientes e analistas em um evento na sede da empresa, em Redwood City, Califórnia, agendado para celebrar a implementação do acordo com a Sun.


A empresa combinada será capaz de produzir tudo que as companhias utilizam em suas centrais de processamento de dados, de semicondutores e sistemas operacionais a servidores, bancos de dados e software contábil.


Essa noticia ja era de se esperar, porem o impacto foi grande para alguns usuarios do Java, Glassfish, Netbeans, VIrtual Box, que se depararam com o logo e as cores do layout da Oracle.

Como diria Larry Ellison: "Nós estamos nisso pra ganhar!" ,este é o lema, e os proximos anos prometem muitas novidades no mundo da tecnologia, principalmente na briga de Hardware entre IBM e Oracle.



Muitos veêm tal compra como o fim de algo, mas pelos planos da Oracle, na maioria todas as tecnologias serão integradas e as demissões serão poucas, cumprindo o cronograma ja estipulado no final de 2009.

Infelizmente morre o Kenai, um projeto em JRubyonRails de Repositorio de Codigo, com suporte a Mercurial, Wiki , e Hospedagem de Projetos.

Porem a Oracle afirma investimento no MySQL, Netbeans, Glassfish e claro, Java, sendo a Hotspot(JVM SUN) e a JRockit(Oracle) sendo as JVM alvo a partir de agora na empresa.

Com a aquisição a Oracle passa a ter maior peso nas decisões no conselho que estipula as mudanças a serem feitas na linguagem Java, de acordo com sua estrategia de mercado.

Link da noticia no G1
Noticia GUJ
WebCasts sobre a Estrategia da Oracle em relação aos produtos SUN
Blog do CEO Jonathan Schwarz com o anuncio

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terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Introdução Basica a Inteligencia Artificial





Inteligência Artificial é, na minha opinião, a área mais excitante de ciência da computação.
Inteligência Artificial (ou IA, ou ainda AI em inglês) é o nome dado a qualquer tentativa de ter ganho de atributos da mente humana com computadores.

Naturalmente, esta é uma afirmação muito vaga, e muito da discussão sobre o que constitui realmente a inteligencia é tema de milhares de pesquisas. Há essencialmente duas escolas de pensamento: IA FORTE e IA FRACA.

Filósofos da "Weak AI" acreditam que os computadores, por mais avançados que possam ser, só serão capazes de parecerem inteligentes. As respostas do computador podem até parecer com ações inteligentes, mas a teoria da IA Fraca insiste em que os computadores apenas fazem complexas manipulações de dados para produzir ações "pseudo-inteligentes" . Filósofos da IA Forte, como eu, acreditam que algum dia os computadores podem ser tão inteligentes quanto os humanos.

Evidentemente, o cerne da discussão é a seguinte: O que é inteligência? Normalmente, nós declaramos que os seres humanos são o padrão de inteligência, mas vejamos se, não é a inteligência humana, a nível muito básico, apenas um monte de reações químicas simples?

O buraco é mais embaixo quando conversamos sobre o assunto com Geneticistas, Psicólogos, e Neuro Cientistas, Religiosos, Filósofos.Devido a isso ambas as correntes de pensamento tem grandes idéias e seguidores fanáticos.

Para além da filosofia sobre AI forte e AI fraca, há também uma outra questão relacionada, a divisão da AI em : Conexionismo e Classicismo.

Classicismo seria o ramo da IA onde estão os programas de xadrez, os de predição de series temporais estatísticas(Redes Bayesianas), e os processadores de linguagem. Classicismo, também conhecida como a abordagem top-down, parte da premissa que do ponto de vista pratico , que as mentes humanas são computacionalmente capazes, por natureza, isto é, nós manipulamos dados divididos em pedaços "lidos" serialmente através de um bem construído circuito, o nosso cérebro.

Assim, grande parte da abordagem clássica da IA consiste em coisas como árvores minimax, prolog,LISP , textmining, e motores de regras, sendo estes
sistemas especialistas sendo também um outro nome para IA Clássica.

Conexionismo é a nova forma de inteligência artificial. O problema com o classicismo, conexionistas dizer, é que é muito ao contrário da mente humana. A mente humana pode aprender, expandir e mudar, mas muitos dos sistemas especialistas são muito rígidas e não aprendem.

Conexionismo é a AI que a mídia realmente gosta, que é porque ele contém muitos nomes famosos, como redes neurais e processamento paralelo. Conexionismo parece um passo mais perto da mente humana, uma vez que utiliza redes de nós que parecem rede do cérebro humano de neurônios.

Outra grande teoria dentro da área conexionista é a Computação Evolucionaria,
é um ramo da ciência da computação que tem por base os mecanismos evolutivos encontrados na natureza. Esses mecanismos estão diretamente relacionados com a teoria da evolução de Darwin, onde ele afirma que a vida na Terra é o resultado de um processo de seleção, feito pelo meio ambiente, em que somente os mais aptos e adaptados possuirão chances de sobreviver e, consequentemente, reproduzir-se.

Computação Evolucionaria vê os programas de computador como seres, que possuem código genético e vivem em um ambiente( o de execução!).John Holland criou na década de 60, uma sequência de passos, utilizando operadores "genéticos" que denominou Algoritmos Genéticos.

Basicamente um algoritmo genético tem uma população de indivíduos,, codificados em seus genes, que passam pelos processos de seleção, reprodução e mutação gerando indivíduos mais aptos segundo uma função de "fitness" ou aptidão.

Algumas das falhas do Conexionismo seriam a arquitetura dos sistemas atuais, já que computadores apesar de rápidos, não conseguem ser massivamente paralelos como nosso cérebro, não conseguindo dessa forma trabalhar com muitos dados.

Alguns cientistas nas áreas de Computação e Neurociencia dizem que a Web 3.0 será um prototipo de um super cérebro, onde cada um de nós, seria um neurónio que é estimulado ou não pelo ambiente captando e gerando informação para rede, e que programas como os bots de busca/extração de informação, alem de agregadores e redes sociais formariam uma sociedade de entidades computacionais , sendo a abstração do nosso próprio ambiente.

David
Gelernter, um cientista e professor de ciência da computação em Yale, afirma que maquinas inteligentes, teriam a capacidade de sentir, já que logicamente, uma maquinas programada para imitar sentimentos humanos, teria que ser programada para mentir, já que ela em verdade, não pode se sentir como um humano.

Bill Joy, grande cientista da Computação, e um dos fundadores da SUN Microsystems afirma em seu artigo, que as maquinas ao longo do tempo, poderão evoluir de forma catastrofica, devido a avanços na tecnologia na área da genética, computação paralela, automação industrial e computação quântica.

Referencias

domingo, 10 de janeiro de 2010

Propriedade Intelectual!

"É completamente legal criar soluções técnicas. A razão pela qual as pessoas entraram em um processo judicial é que eles quebram leis de direitos autorais, coisa que eu nunca fiz."


DIREITO AUTORAL

Direito autoral ou direitos autorais são as denominações utilizadas em referência ao rol de direitos aos autores de suas obras intelectuais que podem ser literárias, artísticas ou científicas. Neste rol encontram-se dispostos direitos de diferentes naturezas. A doutrina jurídica clássica coube por dividir estes direitos entre os chamados direitos morais que são os direitos de natureza pessoal e os direitos patrimoniais (direitos de natureza patrimonial).


COPYRIGHT

Direitos do Autor não são necessariamente o mesmo que copyright em inglês. O sistema anglo-saxão do copyright difere do de direito de autor. Os nomes respectivos já dão-nos conta da diferença: de um lado, tem-se um direito à cópia, copyright ou direito de reprodução, do outro, um direito de autor; neste, o foco está na pessoa do direito, o autor; naquele, no objeto do direito (a obra) e na prerrogativa patrimonial de se poder copiar.

Deve perceber as diferenças entre o direito autoral de origem romano-germânica, com base no sistema continental europeu do chamado Sistema romano-germânico e o sistema anglo-americano do copyright baseado no Common Law, havendo por característica diferencial, o fato que o Direito Autoral tem por escopo fundamental a proteção do criador e ao contrário o Copyright protege a obra em si, ou seja o produto, dando ênfase a vertente economica, a exploração patrimonial das obras através do direito de reprodução. No efetuamento do direito de reprodução, o titular dos direitos autorais poderá colocar à disposição do público a obra, na forma, local e pelo tempo que desejar, a título oneroso ou gratuito.


BRAM COHEN, CEO DA BITTORRENT

Um nativo de NY, de 32 anos, que revolucionou a internet em 2001, através do desenvolvimento da tecnologia BitTorrent, o que torna o compartilhamento de arquivos rápido e eficiente. Hoje a empresa de Cohen, que partilha um nome com a tecnologia que ele desenvolveu, é um líder mundial no negócio de compartilhamento de arquivos.
Como será que o pai do "fileshare" pensou nessa tecnologia?
"Meu objetivo era mudar a maneira como as pessoas trocaram informações sobre a internet, mas eu não previa a grande proporção disso", disse ele.

Ao contrário do site de compartilhamento de arquivos sueco The Pirate Bay, Cohen tem evitado quaisquer problemascom a lei.

"É completamente legal criar soluções técnicas. A razão pela qual as pessoas entraram em um processo judicial é que eles quebram leis de direitos autorais, coisa que eu nunca fiz."

"Pelo contrário, nós podemos ajudar a indústria de entretenimento, permitindo-lhes mover seus programas e filmes para a internet e fazer mais material disponível que as pessoas possam vê-lo quando quiserem", disse Cohen.


Einstein estava certo:

"Criatividade é saber ocultar muito bem suas fontes!"


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