quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

JRUBY




Vendo um pouco a historia do Ruby MRI em C

Ruby é uma Linguagem de Programação interpretada, com Tipagem dinamica e Tipagem forte sendo totalmente orientada a objetos(Tudo é objeto no Ruby), com várias semelhanças com Perl, Python e Smalltalk.

Projetada tanto para a programação em grande escala quanto para codificação rápida, tem um suporte a orientação a objetos simples e prático. A linguagem foi criada pelo japonês Yukihiro Matsumoto(MATZ), que aproveitou as melhores idéias das outras linguagens da época criando uma linguagem boa pra ter no seu canivete desenvolvedor, gerando produtividade, redução no tempo total de desenvolvimento e logico mais dinheiro!!.

Esta linguagem possui vastos repositórios de bibliotecas disponíveis em sites como Ruby Forge e Ruby Application Archive (RAA). Existe, ainda, uma ferramenta bastante útil para instalação de bibliotecas, chamada RubyGems. O projeto mais famoso desenvolvido em Ruby é o meta-framework Rails ou simplesmente Ruby on Rails.


JRuby The Power of JVM

JRuby é uma implementação em Java do interpretador Ruby(MRI) que esta sendo continuamente desenvolvida pelo JRubyTeam e o JRuby é opensource e esta sobre uma licença tripla:CPL/GPL/LGPL.

JRuby é severamente integrado com a JVM e linguagem Java permitindo armazenar o interpretador em qualquer aplicação Java com total acesso entre Java e Codigo Ruby e com essa interoperabilidade, quem ganha somos nós desenvolvedores, ja que contamos com o poder do Java em muitas situações(JDBC, JAVA EE 5/6, Java Threads, Swing, FreeTTS...).

O JRuby conta com a liderança de Charles Nutter,Thomas Enebo,Ola Bini and Nick Sieger, sendo e, Setembro de 2006,a SUN Microsystems chamaram Nutter e Enebo para trabalhar no JRuby fulltime!!!!

Em junho do ano seguinte,ThoughtWorks chama Ola Bini to work on Ruby and JRuby.

  1. Baixe o JRuby
  2. Descompacte o arquivo zip no seu diretorio home/user(ou qualquer outro!!)
  3. Coloque a pasta "home/user/jruby1.1.X/bin no PATH do sistema
  4. Verifique se esta funcionado , digitando no terminal: jruby -v







    No proximo post falarei mais sobre JRuby, A metodologia agil de desenvolvimento, convention over configuration, rails, mongrel cluster, jdbc pools, MARS, vaders e muito mais, nao percam!!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial