OPENSOLARIS

E ai pessoal....ano começou para AITS á todo vapor... Hoje iremos falar sobre um sistema operacional moderno, robusto,bonito e de alta performance:
O OpenSolaris é uma iniciativa da SUN que abriu o codigo de seu sistema operacional, em Junho de 2005 sobre a licença CDDL. O sistema operacional Solaris esta na versão 10 e é um produto comercial da SUN, conhecido pela sua estabilidade e robustez em servidores.
Eis que surge o OpenSolaris 2008.05, a primeira versão do projeto Indiana, contando com os recursos poderosos do Solaris, porem portando um interface desktop bonita e amigavel como o Gnome, tendo gerenciador de pacotes e relases lançados a cada 6 meses, ou seja, tudo que o Ubuntu ou o Fedora queriam ser quando crescer!!!
- Tolerancia a Falhas com auto-regeneração predicativa
- Gerencimento simples e inteligente de serviços
- Zonas
- ZFS
- Dtrace
- IPS
- CoolStack(WebStack)
- Integração com outros projetos opensource
- SEGURANÇA ja que os serviços de rede podem executar limitando o dano, caso ocorra uma violação de segurança.
- ISOLAMENTO multiplas aplicações podem ser executadas na mesma maquina mesmo quando estas operam em diferentes dominios seguros.
- VIRTUALIZAÇÂO zonas proporcionam ambientes virtualizados para aplicações removendo os detalhes fisicos do ponto de vista de hardware
- GRANULAÇÂO Sendo implementadas em software, Zonas nao estão limitadas a granulação definida pelo hardware alem de oferecerem sub-granulação de CPU
Por exemplo, se após você configurar seu ambiente, e ter instalado todas as suas aplicações alguma coisa der errado, você simplesmente pode dar boot pelo ultimo snapshot e retroceder no tempo!!!!! E você ainda pode criar clones de seus snapshots caso queira. P.S Resumindo você tem uma maquina do tempo e ainda uma fabrica delas ;)
ZFS trabalha diferente de outros sistemas de arquivos ja que usa o conceito de pool, algo muito mais poderoso e facil do que as partiçoes e volumes de costume.O mecanismo de stripping dinamico faz com que todos os dispositivos maximizem o throughput, o que significa que ao adicionar mais dispositivos ao zpool, a a largura de banda automaticamente expande para inclui-lo.Assim todos os discos são usados o que balanceia a carga de escrita sobre eles.
Criar novos sitemas de arquivos é muito rapido, significando que você pode criar centenas de novos sistemas de arquivos em segundos ou minutos.Alem disso alterar o tamanho do sistema de arquivos tambem é uma operação muito rapida.
Se você estiver interessado em criar um arranjo RAID(Redundant Array of Inexpensive Disks)exitem mutias opções não-redundantes(RAID 0), como espelho(RAID 1) de 2 ou mais discos, como RAID-Z agrupando 3 ou mais discos ou como RAID-Z2 agrupando 4 ou mais discos.
Se existe alguma desvantagem?!?!Como ZFS é um sistema novo, pouca pessoas ainda tem as habilidades necessarias para utiliza-lo de forma otima, alem da curva de aprendizagem ser levemente acentuada devido a grande diferença dos outros sistemas de arquivos.Porem nada disso deve desencorajar os estudantes pois existem muitas paginas de documentação ,enorme comunidade e otimos blogs de evangelistas , que contem exemplos e tutoriais sobre as caracteristicas do sistema o que faz com que se aprenda de maneira facil e pratica a usar esse brilhante sistema.
Com arquivos grandes, ZFS pode ser muito rapido, copiando 160 MB em media a 25MB/s em um laptop.
- Apache HTTPD 2.2.9
- Lighttpd
- memcached
- mod_jk
- mod_perl
- mod_ruby
- PHP 5.2.6 with Apache SAPI, MySQL, PostgreSQL extensions
- Ruby 1.8.6 with Rails, Gem, Mongrel and other stuff
- Squid
- Tomcat(Web Container)
- Glassfish(App Server)
- Python
- etc.....
- AMP(Apache/MySQL/PHP)
- MARS(MySQL/Apache/Ruby on Rails/Solaris
- Python/Django
Nos proximos posts falarei sobre outros recursos do OpenSolaris que ficaram faltando como:
- Integração com ferramentas
- Dtrace
- SMF/FMA
- IPS
Marcadores: opensolaris dtrace ips zfs zones webstack rails mars