terça-feira, 16 de março de 2010

Mundo das Linguagens, o futuro da programação!



Introdução


Podemos ver uma tendencia de pequenas e grandes empresas na area de software e tecnologia ,a fazer pesquisas na área de produção de linguagens de programação , principalmente na area de web e concorrencia/paralelismo, atendendo as suas proprias estrategias especificas de mercado.



JRubyonRails


Um exemplo seria a "extinta" SUN que vendo o potencial do Ruby como linguagem e do Rails como framework Web para pilha LAMP, investiu pesadamente no projeto JRuby, um versão da linguagem que compila para bytecode e roda na JVM.

Para tanto ela contratou uma equipe de grandes desenvolvedores para ficar à frente do desenvolvimento e da comunidade, sendo eles: Charles Nutter, Ola Bini, Thomas Enebo e Nick Sieger, alem de dar a tarefa de tornar o Netbeans a melhor IDE para RubyonRails para Tor Norbye.


Charles Nutter e Thomas Enebo

Contudo a SUN ia mal das pernas e em 2009 Charles Nutter junto com o time do JRuby se juntou a Engine Yard, uma empresa de web hosting , especializada em JRuby/Rails, e que já possuia um projeto de um VM para Ruby mais performatica e moderna, com o nome de Rubinius. Alguns projeto em JRubyonRails.

  • Projeto Kenai mix de rede social, servidor de host de codigo, similar ao Sourceforge e Google Code, fechado pela Oracle, seŕa utilizado internamente.
  • MediaCast SUN, site de video para apresentação de palestras e tutoriais sobre tecnologias SUN
  • OracleMix rede social de desenvolvedores Oracle.



Python, Java

A gigante Google, que possui varios dos seus grandes projetos em Python, traz em 2001 Guido Von Rossum, criador da linguagem e chamado de "Ditador Benevolente" já que até hoje controla os rumos de sua obra. Alguns Projetos do Google em Python.



Alem dos esforços em Python a Google possui uma forte area de desenvolvimento para Java, com produtos como Guice, Google Collections, GWT para Web com AJAX . Não podemos esquecer, que Joshua Bloch, aquele mesmo do Effective Java( Que continua efetivo até hoje =D) trabalha na Google desde de 2004, tendo criado na SUN coisas como o framework Collections, Generics entre outras bibliotecas Java.




Groovy


A Spring Source , recentemente comprada pela VMWare, possui uma linguagem fortissima para o mundo enterprise, o Groovy. Empresas como IBM e a propria Spring investem pesadamente nessa linguagem, que roda nativamente na JVM, possuindo codigo sintaticamente valido que é reconhecido como codigo Java e compilado para bytecodes. Sua sintaxe aliada a sua tipagem dinamica faz do Groovy uma excelente linguagem para criação de DSL's, alem ser de facil aprendizado para quem já caminha bem pelo mundo Java. O Groovy possui o primo, para não dizer irmão do Rails, o tambem e nem tão famoso Grails, framework montado com varias tecnologias Java de ponta:

  • Hibernate para persistencia
  • GSP(Groovy Server Pages) para views
  • Spring na camada de controle e no container de injeção de dependencias.


Otimo framework que é montado sobre componentes já renomados do Java com Spring/Hibernate.



Clojure


Criada por Ritchie Hickey, tal linguagem tras o mundo funcional para dentro da JVM. Possuindo estruturas de dados imutaveis, memoria transacional, alem de todas as vantagens do LISP para metaprogramação e concorrencia.


A empresa Relevance , que atua amplamente no mercado de software em Ruby,JQuery ultimamente virou seus olhos para o Clojure, atraves da evangelização de Stuart Holloway que alem de contribuir/criar projetos em Clojure, ainda comanda sessões que ajudam rubistas e javanianos a conhecer esta poderosa ferramenta.

Projetos em Clojure




Breve historia sem fim, de qual sera a linguagem mainstream!

  • Sera o Java o novo COBOL?
  • Ou mesmo JRuby, Clojure , Groovy terão realmente um forte papel no futuro sendo cada vez mais e mais usadas?

No blog PureDanger de Alex Miller, ex-programador da Terracotta, existe um otimo post, onde ele analisa e compara as tendencias de mercado em relação as novas linguagens script que tem claramente duas grandes area:

  • Concorrencia/Paralelism (Clojure, Scala, Erlang, Haskell)
  • Web Agil 2.0 + AJAX ( Javascript, JavaFX, Ruby,Python)

Vale a pena conferir tais novidades no mundo da Computação!

Obrigado pelo seu tempo!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial