terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

OpenSolaris e o VirtualBox


PORQUE VIRTUALIZAR?!?!

A maioria das pessoas quando pensa em virtualizar, associa a coisa que não existem, ou imaginarias mas esquecem o que realmente esta por trás disto tudo.

Basicamente virtualização significa capacidade de esconder os dados ou caracteristicas de um sistema do usuario, atraves de uma interface.

No caso so Second Life por exemplo, atraves de avatares, faz com que pessoas trabalhem, se comuniquem, e criem interação em diversos niveis, sem basicamente expor suas vida reais!

Podemos verificar este conceito em diversas areas, como Designs Patterns Proxy e Facade muito usados em linguagens OO para fazer bom uso do encapsulamento(Programe sempre orientado a interface e não a implementação!).

Outra grande area seria na criação de soluções de computação distribuida, como cluster para diversas areas como:


  • Alta Disponibilidade(Proxy Balance)
  • Alta Performance(Metaclusters, Map/Reduce)
  • Sistema de multicamada(RMI, EJB, Threads)
  • Tolerancia a Falhas(RAID)
  • CRUD(Banco de Dados)
  • Pool de threads(JDBC/Glassfish Runtimes)
  • Algoritmos Paralelos
  • JVM(Maquinas Virtuais!!)
  • Algoritmos Geneticos e Redes Neurais
Porem nosso foco de post(!!!) é sobre ambiente de virtualização em ambientes tanto desktop quanto em servidores, fazendo com que diversos sistemas operacionais possam rodar em um mesmo ambiente fisico, abstraindo as nuances e particularidades do hardware em questão como drivers e arquiteturas.Neste quesito aparece o Virtual Box!

Virtual Box é uma familia de poderosos produtos de virtualização x86 para empresas e tambem para uso desktop.Não apenas muito rico de caracteristicas, como tambem é produto de altissima performance para clientes empresariais, sendo a unica solução disponivel de graça atraves do OpenSource sobre liçensa GPL(Gnu).

Virtual Box roda em Windows, Linux, Macintosh e OpenSolaris e suporta inumeros sistemas operacionais nao se limitando a Windows(XP,Server 2003,Vista),Linux(2.4 e 2.6), Solaris e OpenSolaris e OpenBSD.

Virtual Box é desenvolvido constantemente e disponibilizado frequentemente na forma d erelases, tendo sempre uma lista crescente de quesitos para suportar sistemas operacionais e plataformasao qual ele opera.

O suporte é dado pelo esforço da comunidade baseada em uma companhia dedicatada, ao qual qualquer um esta apto a contribuir, enquanto a SUN garante que o produto sempre possua uma padrão de qualidade professional.

No site do oficial do Virtual Box todos podem ter acesso á documentação, downloads, codigo-fonte e documentos com arquitetura e dicas.

Para instalação do OpenSolaris sobre qualquer sistema operacional,pode se usar o Virtual Box de forma que as configurações de boot da maquina nao sejam alteradas, proporcionando um ambiente facil e seguro para testar e desenvolver com OpenSolaris.

Neste link, você pode ver um tutorial sobre como instalar o Virtual Box e OpenSolaris, criando imagens de disco rigido e setando algumas propriedades de performance.

Links Interessantes



Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial