sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Ferramentas de Gerenciamento Java 6



Post sobre o cinto de utilidades do Java, ou seja, todas as ferramentas que acompanham seu jdk e muitas bibliotecas contidas nas diversas especificações e plataformas.


Somente apos o lançamento do Java 5(Tiger) ,o Java passou a contar com um maior numero de bibliotecas no nucleo, e otimizações na maquina virtual melhorando performance e outros problemas, tornando a lingugem robusta e muito poderosa alem de famosa.


Ja na versão atual, o Java 6(Mustang) poucas modificações foram adicionadas, mas algumas ferramentas merecem ser citadas como as mostradas neste artigo, que tem a função de gerenciar processos ocorrendo em uma maquina virtual.


JMX


A tecnologia JMX(Java Managed Extensions) providencia a construção de aplicações distribuidas, baseadas na web, modulares e dinamicas que sejam soluções otimas para gerenciar e monitorar dispositivos,aplicações, e serviços de rede(WebServices).Pelo seu design, este standart é apropriado para adaptação em sistemas legados, implementação de novas soluções de gerenciamento/monitoramento e que possam ser plugadas a estes no futuro. Iniciado no Java 5, a tecnologia foi incluida na plataforma Java SE 6, fazendo com que seu uso esteja disponivel para desenvolvedores que queiram construir ferramentas de gerenciamento/monitoração de alta performance, tendo estatisticas sobre os recursos mais importantes como CPU, Memoria, Heap,Threads de forma simples(POO) e portavel(JVM).


VisualVM

Java VisualVM é uma interface de usuario grafica e intuitiva que prove informações detalhadas sobre aplicações baseadas na tecnologia Java(Java Applications) enquanto eles estejam sendo executados na JVM dada.

O nome VisualVM se deve ao fato que a interface Java VisualVM prover informações sobre a sua JVM de maneira visual!!! SEM A DOR DO CONSOLE!!!

JavaVisualVM combina varias utilidades de monitoramento,analise de erros e perfil em uma unica ferramenta.Por exemplo, muita da funcionalidade oferecidas pelas ferramentas de console jmap,jstat e jstackforam integradas no Java VisualVM.

Outras funcionalidades como as da ferramenta JConsole podem ser incorporadas atraves de plugins.


Alguns screenshot da VisualVM:






Para utilizar a VisualVM você deve entrar na pasta onde instalou seu jdk e em seguida navegar até a pasta bin utlizando seguinte comando(Ubuntu 8.10):


Vejam outras tecnologias incorporadas no Java 6 nos proximos posts!!!


Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial